quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Sobre as motos ...


O nascimento das motos está muito ligado ao desenvolvimento das bicicletas que serviram de base para os primeiros projetos do cavalo de aço motorizado, eu gosto de chama las assim pelo assento que lembra uma sela e a montada ser muito parecida...

Em 1867, o americano Sylvester Roper e o francês Louis Perraux, construíram simultaneamente, sem que um soubesse do projeto do outro, máquinas que muitos reconhecem como sendo as  primeiras motos, estas utilizavam um motor a vapor, alguns historiadores especialistas em motociclismo não consideram este sistema de motorização e apesar do propósito ser o mesmo, não relacionam estas máquinas com as motocicletas.

Os mais entendidos defendem que a primeira motocicleta  foi criada por Gottlieb Daimler , este senhor posteriormente atingiu a fama  pela fabricação de seus carros, juntamente com Nicolaus August Otto, um grande especialista  na época em projetos  e construção de engenhocas; 
Daimler instalou um desses engenhos a um quadro de madeira similar a de uma bicicleta. O motor de combustão interna de Otto era revolucionário e a aplicação de Daimler assegurou a construção, dos que muitos consideram ser a primeira motocicleta em 1885.

Geralmente fazem confusão pensando  que essas máquinas foram inventadas pela empresa Harley Davidson,  é claro que muito o motociclismo se deve a esta importantíssima empresa, pelo papel fundamental no desenvolvimento das motocicletas, no entanto a sua produção só teve inicio vinte anos depois de Daimler construir o seu primeiro modelo.

A minha grande admiração pela Harley Davidson é por rapidamente ter se notabilizado pela performance  e velocidade de suas máquinas, contudo os seus inventores sempre defenderam que o objetivo era criar um meio de transporte, o que não deixa de ser verdade pois as Harley Davidson foram utilizadas em inúmeros projetos e alguns passaram  bem longe de ser um meio de transporte,  mais adiante postarei  sobre essas aplicações convencionais e outras bizarras.
O fato é que as  Harley Davidson continuam a ser até hoje um dos maiores ícones do motociclismo, serviram e  servem de inspiração para muitas outras fabricantes.

Eis o projeto de Daimler e Otto...


E depois que saiu do papel


Nenhum comentário: