domingo, 26 de abril de 2020

Sobre alguns tipos de quadro de motos ...



quadro ou chassi é o esqueleto da moto, onde são fixadas as suspensões, motor e banco basicamente.



Alterações no quadro devem ser muito bem estudadas é um trabalho complicado que quase se torna inviável... 



se não souber como e porquê deve ser feito e se ficará funcional não o faça! 


As características mais marcantes  de uma moto são associadas a estrutura e formato do quadro.



A ideia de chassi inclui as suspensões, mesas dianteiras bengalas e balança traseira, também chamada de quadro elástico.



O nome “quadro” é dado genericamente ao corpo estrutural rígido da motocicleta; este é submetido a forças intensas, trancos, torções e flexões causadas pelas forças mecânicas envolvidas nos processos de acelerar, frear, fazer curvas, levar garupa e cargas e também ao passar por lombadas, buracos, e todo tipo de terreno irregular … apesar de que o quadro deve ser o mais leve possível também precisa ser rígido para suportar todos esses esforços. 


Nos Estados Unidos e em alguns paises da Europa a produção e comércio de quadros artesanais, também de alguns feitos em serie para montagem de motos no estilo custom, chopper, flat tracker,  especiais para motocross e moto velocidade são comuns,  


infelizmente no Brasil, a legislação é mais restrita e mudanças na estrutura do quadro e numeração são difíceis de serem legalizadas, exigindo revisões técnicas em órgãos como inmetro e infinita burocracia. A justificatica falha para isso seria o roubo de motocicletas, mais um problema do estado que tenta empurrar para o contribuinte... 



 Uma outra função utilizada em alguns quadros  são a de reservatório de óleo, entre as paredes tubulares e caixas de aço estampado , como nos modelos yamaha XT 500 e nas atuais 660...




Para excelente resultado no  projeto e obter uma ciclística certeira  com uma  distribuição equilibrada de massas , menor peso possível, centro de gravidade baixo e maneabilidade versátil é preciso de um estudo adequado...


TIPOS DE QUADROS
Os tipos de quadros a seguir fazem  parte dos chassis de motocicletas fabricadas atualmente

Tubular de berço simples
 Em tubos (de seção quase sempre circular, mas também retangular e elipsoidal, ovalada) de aço soldados, com viga superior, uma coluna à frente do motor e berço inferior, sob o motor. Simples e econômico, com boa rigidez (rabo duro)


Tubular de berço duplo
 Em tubos de aço soldados, com uma ou duas vigas superiores, duas colunas à frente do motor e duas vigas inferiores, que servem de berço, sob o motor. Maior rigidez e proteção ao cárter do motor. Bom para motores pesados e motos grandes ao estilo custom.



Tubular de berço semiduplo
Em tubos de aço ou de liga de alumínio soldados, com uma ou mais vigas superiores, uma só coluna saindo do canote que se biparte em duas vigas inferiores, que servem de berço, sob o motor. Reforçado, muito usado em motocross e off-road.


Tubular tipo diamante (diamond)
 Em tubos de aço (ou liga leve) soldados, com uma ou mais vigas superiores, uma ou duas colunas à frente do motor e nenhum berço apoiando o cárter, que torna-se parte integrante da estrutura e ajuda a manter o conjunto rígido, suportando tensões e impactos.



Treliça
O nome diz tudo: uma teia de curtos segmentos tubulares de aço ou de liga leve, soldados em conjuntos de extrema rigidez e capacidade de suportar torções. Celebrizada pela Ducati. De fabricação industrial cara, complexa e demorada, mas muito eficiente na moto.



Monobloco
O quadro é estampado em chapa de aço reforçada com soldas, nervuras e dobraduras estruturais. É usado em scooters, cubs e motos de baixo custo.



Aqui foram mencionados alguns tipos de quadros existem muitos outros , vamos falar deles em outra oportunidade...

Nenhum comentário: